Márcio Zago, fundador do Garatuja e o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Jaime Santos. |
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Secretário de Cultura Jaime Santos visita o Garatuja.
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Curso Profilaxia do Movimento
Trata-se de um prática preventiva onde determinados movimentos, feitos diariamente, melhoram o estado geral da pessoa. Profilaxia é um termo usado pela medicina, e tem como objeto as medidas preventivas contra enfermidades (Dicionário Aurélio). O uso da palavra é uma transposição para uma prática corporal que beneficia a saúde do movimento do corpo. São aplicados movimentos, fazendo-se perceber a organização da estrutura óssea e o alongamento na região das articulações; a partir disso observar-se o tônus da musculatura. Nas sequência de movimentos, a musculatura posterior e anterior do corpo vai sendo trabalhada de forma gradativa, sem provocar excessos de uso, tanto no alongamento como na contração. Não se trata de uma ginástica para “malhar” o corpo, pois “malhar” dá impressão de auto flagelo, mas de uma prática carinhosa e respeitosa. O propósito é que o trabalho aconteça num período maior de prática. Os resultados não são repentinos, mas após alguns meses de prática regular é que começam a ser percebidos, tornando a pessoa mais consciente das suas posições e movimentos diários, equilibrando melhor os esforços. A exemplo: na maneira de se sentar, de andar, de se apoiar, de pegar determinados objetos e as posições para determinados trabalhos de característica sedentária. O trabalho é orientado de forma descontraída e conta principalmente com a auto-observação do praticante e apresenta melhor resultado quando praticado pela manhã, bem cedo, antes de se iniciarem as atividades do dia. Isso porque o corpo permaneceu em repouso durante a noite. Ao retomar o movimento deve-se dar atenção especifica às suas partes de acordo com a necessidade de cada pessoa, pois as pessoas têm hábitos cotidianos diferentes. Além disso após a prática, o dia se organiza melhor. Os benefícios percebidos são diversos. Diminui a sensação de peso, há uma melhora visível na organização interna, a mente fica mais limpa ajudando a melhorar e superar obstáculos melhorando o desempenho dos afazeres diários. A prática é para adultos dos 20 aos 50 anos que têm vida sedentária. Está acontecendo no Garatuja, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 06:45h às 07:45h. Horário ideal para pessoas que entram cedo no trabalho às 8h ou 8:30h. Outro grupo esta se organizando no final da tarde, das 17h às 18:30h, em terças e sextas-feiras. Neste horário, já são outras práticas corporais apropriadas para restaurar o corpo do cansaço e das tensões adquiridas ao longo do dia. A ideia é: começar e finalizar bem o dia. O grupo terá número limitado de participantes, mínimo 5 e máximo 8 pessoas para que se possa dar atenção às especificidades de cada uma. Abaixo um pequeno bate papo sobre o curso.
O curso será realizado em dois horários:
Manhã
De 01 de abril a 13 de julho 2013
Novo horário: Segundas, quartas e Sextas 06:45 às 07:45 H
3 horas semanais, 3 vezes por semana com aulas de 1h.
30 aulas de 90 minutos. Total do curso: 45 horas/aula
Investimento Total do curso R$ 600,00
4X R$ 150,00 – com cheques pré-datados.
Tarde
De 02 de abril a 13 de julho 2013
Novo horário: Terças de Sextas 17 às 18:30H
3 horas semanais, 2 vezes por semana com aulas de 1h e meia.
30 aulas de 90 minutos. Total do curso: 45 horas/aula
Investimento Total do curso R$ 600,00
4X R$ 150,00 – com cheques pré-datados.
sexta-feira, 29 de março de 2013
Danças Brasileiras Módulo 1
O Garatuja desenvolve projetos e oficinas com temáticas das danças populares brasileiras desde 1999. Com coordenação da pesquisadora em dança e culturas populares Élsie da Costa, vários ciclos de oficinas já aconteceram anteriormente, contando com outros pesquisadores e mestres como Lilian Vilela (ciranda, coco, frevo e maracatu) Lucilene Moreira (cacuriá), Tião Carvalho (bumba-meu-boi maranhense), Graziela Rodrigues (memória do corpo), Flavia Maia, Luciana Orsi, Francisco Simão (maracatu), Dayse Alves (dança dos galantes e moçambique), Silvio de Oliveira (moçambique de bastão), Paulo Dias (jongo e batuque de umbigada), André Luis de Oliveira (jongo de Guaratinguetá), Leandro Diéguiz e Heraldo Simão (fandango paranaense), Rosana Baptistella (siriri matogrossense), Maria Luiza Caetano da Silva (congada vermelha) e Marcio Mariano (congada rosa). No curso de Élsie da Costa, a cultura popular e o fortalecimento da identidade cultural, bem como a interiorização de valores telúricos, acontecem por meio de práticas corporais e danças, somados a elementos cotidianos. As dinâmicas de movimento são extraídas de danças como o jongo paulista, o maracatu, dança dos galantes, bumba-meu-boi, moçambique e congada, entre outras. Este módulo se inicia com preparação corporal, seguindo-se com elementos fundamentais da dança como espacialidade, temporalidade, intensidade dos gestos, flexibilidade, agilidade e resistência nas dinâmicas de movimento, entre outros fatores. Os movimentos iniciais deste módulo serão extraídos de danças e manifestações como a ciranda, o côco, o megulhão (do cavalo marinho), congada, entre outras. Neste módulo, não se pretende ainda desenvolver cada dança especificamente. Isso ocorrerá a partir do desenvolvimento do grupo. O curso e os módulos serão conduzidos por Élsie da Costa, realizadora do projeto Universo Poético-Musical dos Congadeiros de Atibaia. Elementos da pesquisa sobre as congadas de Atibaia fazem parte do curso. Élsie tem na sua vida vários prêmios, dentre eles o Prêmio Silvio Romero pela monografia Ternos de Congos, publicada em 1981; o prêmio Petrobras Cultural em 2004, para a publicação do livro Balanceia Meu Batalhão, do vídeo Oi Lá no Céu e do CD Cor da Nossa Terra com a pesquisa das manifestações que envolvem as congadas de Atibaia. Este projeto, Universo Poético-Musical dos Congadeiros de Atibaia, realizado junto com a Associação Cachuera!, foi ganhador dos prêmios Cultura Viva e Culturas Populares “Mestre Duda Cem Anos de Frevo”. Em 2007, foi contemplada com o PROAC, no edital "Promoção da Continuidade das Culturas Tradicionais" fazendo a integração da congada Branca com jovens estudantes de ensino fundamental. Outros módulos, com formas específicas das danças, devem se desenvolver durante este ano, incluindo-se a percussão.
Danças Brasileiras
Qualquer idade a partir de 12 aos 50 anos.
Mínimo de participantes no grupo – 8 pessoas.
De 6 de abril a 13 de julho 2013.
Novo horário: aos sábados das 10 às 12h.
2 horas semanais, 1 vez por semana com aulas de 2h.
15 aulas de 60 minutos. Total do curso: 30 horas/aula
Total do curso R$ 540,00
4X R$ 130,00 – com cheques pré-datados.
domingo, 24 de março de 2013
Novos cursos 2013
Estamos finalizando o Projeto Garatujas e Cambalhotas - Registro e Documentação da Arte na Infância, que teve como meta a sistematização de nosso trabalho. Como resultado será lançado em breve um vídeo DVD e um CD com interpretações do Coral Percussivo Garatujas e Cambalhotas, criado nesse período. Foram atendidos, gratuitamente, estudantes de escolas públicas de 5 a 14 anos durante três anos. Isso foi possível com a subvenção do programa Mais Cultura do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, pelo concorrido edital público Pontos de Cultura do Estado de São Paulo. Toda a Infra-estrutura do Garatuja, incluindo-se aí o imóvel, foi cedido graciosamente por seus artistas fundadores e disponibilizado às crianças e jovens participantes, assim como mobiliário, ferramental, equipamentos e principalmente conhecimentos adquiridos durante décadas. Não há previsão de novas oportunidades de subvenção para atividades destinadas à participantes de menor renda, portanto retornamos nossas atividades normais com oficinas de arte, oferecendo cursos para várias faixas etárias em diferentes horários, nas áreas de artes plásticas e dança, com mensalidades compatíveis ao mercado.
Artes plásticas para jovens e crianças:
As turmas serão agrupadas de acordo com a faixa etária, e destinam-se às crianças maiores de sete anos. As oficinas acontecem durante o ano todo, com aulas semanais de duas horas de duração. O aluno terá oportunidade de vivenciar diferentes técnicas como: desenho, pintura, gravura, marcenaria, fotografia, história em quadrinhos, desenho animado e técnicas mistas. O enfoque é a expressividade, criatividade e o lúdico da criança.
Dança para jovens e adultos:
Dança Clássica e a Consciência do Corpo, para jovens e adultos maiores de quatorze anos, que já tenham conhecimento prévio de dança. Técnicas Associadas para Dança Moderna para jovens e adultos maiores de quatorze anos, sem obrigatoriedade de prática anterior em dança. Dança clássica para jovens iniciantes maiores de 12 anos. Outros cursos ainda serão divulgados. Os cursos oferecem práticas para um movimento consciente e expressivo, com exercícios diversos, em barra, no solo, seqüência de preparo postural, propostas de improviso e criação.
Outros cursos serão divulgados.
Artes plásticas para jovens e crianças:
As turmas serão agrupadas de acordo com a faixa etária, e destinam-se às crianças maiores de sete anos. As oficinas acontecem durante o ano todo, com aulas semanais de duas horas de duração. O aluno terá oportunidade de vivenciar diferentes técnicas como: desenho, pintura, gravura, marcenaria, fotografia, história em quadrinhos, desenho animado e técnicas mistas. O enfoque é a expressividade, criatividade e o lúdico da criança.
Dança para jovens e adultos:
Dança Clássica e a Consciência do Corpo, para jovens e adultos maiores de quatorze anos, que já tenham conhecimento prévio de dança. Técnicas Associadas para Dança Moderna para jovens e adultos maiores de quatorze anos, sem obrigatoriedade de prática anterior em dança. Dança clássica para jovens iniciantes maiores de 12 anos. Outros cursos ainda serão divulgados. Os cursos oferecem práticas para um movimento consciente e expressivo, com exercícios diversos, em barra, no solo, seqüência de preparo postural, propostas de improviso e criação.
Outros cursos serão divulgados.
sexta-feira, 22 de março de 2013
Selo Comemorativo Marca os Trinta Anos de Trabalho do Garatuja.
O ano de 2013 é muito especial para o Garatuja. Ele marca os trinta anos de atividades consecutivas de seus fundadores e do espaço no ensino, promoção e difusão da arte e da cultura na cidade de Atibaia. O início do Garatuja está ligado ao trabalho do gravurista Joaquim Gimenes Salas. Foi ele que anos setenta, paralelo ao trabalho de artista plástico, iniciou as primeiras experiências inovadoras no ensino da arte voltado às crianças da cidade. A iniciativa veio de um convite feito pela Geane Rabaneda Lopes, que na época era proprietária da primeira escola com proposta construtivista em Atibaia - a Escola Monteiro Lobato. Logo o Clubinho de Artes e Arteiros de Atibaia, como era chamado, começou a despertar atenção dos pais e demais pessoas ligadas a educação, pela forma livre e didática arrojada. Após o falecimento de Gimenes, a convite de sua esposa Maria, Márcio Zago passa a trabalhar em seu atelier nas oficinas com crianças. Um ano depois deixa o atelier e monta seu próprio espaço, nomeando Atelier Garatuja, alterando em seguida Garatuja - oficinas de Arte. Em 2005, após ter um projeto aprovado pela Petrobras e confiante nos novos rumos da política cultural implementada pelo Governo Federal, é alterado seu formato jurídico, alternativa para atender interessados de baixa renda e alunos de escolas públicas, surgindo então o Instituto de Arte e Cultura Garatuja. Em 2006 o Garatuja foi semi-finalista no Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura e CEMPEC. Esse prêmio é de âmbito nacional e confere ao espaço estar entre as iniciativas exemplares e de referência em todo país.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Retrospectiva Garatuja 1
1983 / 2013 - 30 anos de arte e cultura em Atibaia.
Nesse ano o Garatuja completa 30 anos de existência (ou seria resistência ?) e como em todo rito de passagem, a primeira coisa que nos vem a cabeça é o passado. Pensando nisso postamos abaixo um vídeo de 1992 feito pelo nosso amigo Peter Goldschmidt, que na época desenvolvia um trabalho ligado a comunicação local chamado ATV. Lembro-me que não tínhamos dinheiro para pagar as inserções publicitárias e a saída encontrada foi trocá-las por serviço. Dessa forma projetei e construí o cenário que era utilizado para as apresentações de tele-jornais e entrevistas veiculadas pela ATV. Nesse vídeo, embora magros e ainda com os cabelos pretos ( no meu caso - com mais cabelos ) a conversa ainda era a mesma: falávamos da importância da expressão artística para as crianças. Aliás as crianças que aparecem nele, hoje são adultos, e com exceção do meu filho Vitor, do Lú, da Tati e de outros aparentados, muitos dessas crianças nunca mais vi. É o caso do Álvaro, filho do João Paulo Correa Lima e da Neuza, da Nara, filha do Sergio e da Nanaia e ainda da Beatriz, do Emmanuel e tantos outros. Bons tempos aqueles...as cores ainda não haviam esmaecido, como nesse vídeo, e o mundo nos parecia possuir matizes bem mais vibrantes que hoje.
domingo, 5 de agosto de 2012
Oficina Cultural Hilda Hilst e Instituto Garatuja oferecem novas vagas para o Coral Percussivo do Garatuja.
A partir do dia 6 de agosto acontece no Garatuja mais uma Oficina de Musicalização para Canto Percussivo. A oficina é gratuita para estudantes de escolas públicas com idade entre 8 e 15 anos e faz parte da programação do segundo semestre da Oficina Cultural Hilda Hilst, sede da Região de Campinas, das Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo com a gestão da Poiesis. O Coral Percussivo é uma proposta de musicalização, iniciação e aprimoramento musical, fundamentada na capacidade que temos de utilizar a voz e o corpo como instrumentos musicais. As aulas tem por objetivo propiciar o estudo da música por intermédio do canto coral e dos sons corporais, estimular o contato com o corpo, a capacidade de memorização, a assimilação corporal do ritmo e da criação musical espontânea, além da convivência, criação e produção em grupo. O Coral Percussivo Garatujas e Cambalhotas já existe há um ano, com 20 crianças efetivas. Neste ano a meta é aumentar o número de crianças, mas para tanto é preciso prepará-las, pois a sonoridade diferenciada do coral, que conta não só com a voz, mas também com a técnica de percussão corporal no arranjo de suas canções, exige uma série de aptidões corporais e vocais trabalhadas em oficina de musicalização. Este projeto destina-se à formação e manutenção do grupo já existente.
São objetivos desta oficina: o desenvolvimento psicomotor, estímulo dos movimentos naturais por meio de escuta ativa, o estímulo dos movimentos coordenados por meio de brincadeiras e jogos sonoros e musicais; o desenvolvimento auditivo, sensibilização sonora (reconhecimento e reprodução de sons), altura, timbres, intensidade e apreciação musical; o desenvolvimento rítmico, percepção rítmica, reprodução rítmica, pulso, subdivisão rítmica, ritmo melódico, duração e andamento; a exploração da voz, respiração, reprodução de sons pela voz, canções, postura; a utilização de instrumentos, exploração livre, reconhecimento, postura, cuidados; o resgate do folclore brasileiro, brincadeiras cantadas, cantigas de roda, parlendas, canções; o estímulo da criatividade, improvisação, contos sonoros (sonoplastia), paisagens sonoras. Para o Canto Coral e percussão Corporal, será desenvolvido: técnicas vocais e de respiração, técnicas de afinação, exploração dos sons do corpo, assim como seus timbres, alturas e intensidades, exercícios técnicos de divisão e subdivisão rítmica, exercícios com seqüências rítmicas coordenadas, ritmos brasileiros que podem ser trabalhados com o corpo, independência dos sons (exercícios que visam desvincular movimentos de pés, mãos e boca, para formação rítmica), recursos vocais utilizados na percussão corporal, improviso livre com percussão corporal e voz, criação musical espontânea, técnicas de improvisação, leitura de partituras musical, formação de repertório para apresentação. Há um ano o trabalho de canto coral se iniciou no Instituto de Arte e Cultura Garatuja, com o intuito de auxiliar e complementar o trabalho corporal desenvolvido neste local. Porém o trabalho desenvolveu-se de modo a ganhar independência e hoje possui um repertório de 20 canções infantis arranjadas para coro percussivo (canto e percussão corporal), dentre elas, 4 canções compostas especialmente para este coral. Devido à alta procura pelo ingresso no coral, vimos a necessidade de ampliá-lo, no entanto, como as técnicas vocais e de percussão utilizadas na execução das canções, tornam-se necessárias as aulas de musicalização preparatórias para o acompanhamento do grupo avançado. A Oficina será desenvolvida com 24 horas divididas em 8 semanas, com um encontro por semana, às segundas feiras das 1:30 às 21:30h, de 6 de agosto à 24 de setembro. A seleção será pela ordem de inscrição, conforme a procura. A seleção será feita com uma aula experimental para avaliação de suas condições vocais e senso rítmico. O critério de avaliação levará em conta o desenvolvimento motor, a afinação, concentração e comportamento do candidato. Aqueles que não conseguirem ingressar diretamente no coral serão encaminhados à outro grupo de iniciantes para o trabalho dessas competências e a iniciação musical. O participante deverá comparecer com roupa flexível e confortável, apropriada para as aulas. A orientação é de Roberta Forte, formada em educação musical – Licenciatura Plena pela Faculdades de Arte Alcântara Machado (FAAM). Eestudou canto popular co Thelma Chan e erudito com Mariúcha Lorenção, violão erudito com o maestro Enzo Bertolini e popular com Renata Montanari e Laura Campanér. Fez cursos de especialização em Educação Musical Infantil com Maria Zéi Biagioni, em musicalização Infantil para crianças de oito meses a quatro anos com Márcia Visconti. Fez coordenação pedagógica no AUÊ - Núcleo Musical ( Escola dos Barbatuques ) onde desenvolveu projetos de oficinas e cursos de extensão curricular. Atualmente coordena a Central Cultural e também ministra oficinas de vivência musical para adolescentes, crianças e educadores, além de percussão corporal com o Grupo Barbatuques e no Instituto de Arte e Cultura Garatuja ( Atibaia). Oficina de Musicalização para Canto Percussivo acontece no Garatuja a partir do dia 6 de agosto, segunda feira, das 18:30 às 21:30h. Ainda tem vagas disponíveis. Maiores informações: http://youtu.be/t3gjD9d5Lvc
São objetivos desta oficina: o desenvolvimento psicomotor, estímulo dos movimentos naturais por meio de escuta ativa, o estímulo dos movimentos coordenados por meio de brincadeiras e jogos sonoros e musicais; o desenvolvimento auditivo, sensibilização sonora (reconhecimento e reprodução de sons), altura, timbres, intensidade e apreciação musical; o desenvolvimento rítmico, percepção rítmica, reprodução rítmica, pulso, subdivisão rítmica, ritmo melódico, duração e andamento; a exploração da voz, respiração, reprodução de sons pela voz, canções, postura; a utilização de instrumentos, exploração livre, reconhecimento, postura, cuidados; o resgate do folclore brasileiro, brincadeiras cantadas, cantigas de roda, parlendas, canções; o estímulo da criatividade, improvisação, contos sonoros (sonoplastia), paisagens sonoras. Para o Canto Coral e percussão Corporal, será desenvolvido: técnicas vocais e de respiração, técnicas de afinação, exploração dos sons do corpo, assim como seus timbres, alturas e intensidades, exercícios técnicos de divisão e subdivisão rítmica, exercícios com seqüências rítmicas coordenadas, ritmos brasileiros que podem ser trabalhados com o corpo, independência dos sons (exercícios que visam desvincular movimentos de pés, mãos e boca, para formação rítmica), recursos vocais utilizados na percussão corporal, improviso livre com percussão corporal e voz, criação musical espontânea, técnicas de improvisação, leitura de partituras musical, formação de repertório para apresentação. Há um ano o trabalho de canto coral se iniciou no Instituto de Arte e Cultura Garatuja, com o intuito de auxiliar e complementar o trabalho corporal desenvolvido neste local. Porém o trabalho desenvolveu-se de modo a ganhar independência e hoje possui um repertório de 20 canções infantis arranjadas para coro percussivo (canto e percussão corporal), dentre elas, 4 canções compostas especialmente para este coral. Devido à alta procura pelo ingresso no coral, vimos a necessidade de ampliá-lo, no entanto, como as técnicas vocais e de percussão utilizadas na execução das canções, tornam-se necessárias as aulas de musicalização preparatórias para o acompanhamento do grupo avançado. A Oficina será desenvolvida com 24 horas divididas em 8 semanas, com um encontro por semana, às segundas feiras das 1:30 às 21:30h, de 6 de agosto à 24 de setembro. A seleção será pela ordem de inscrição, conforme a procura. A seleção será feita com uma aula experimental para avaliação de suas condições vocais e senso rítmico. O critério de avaliação levará em conta o desenvolvimento motor, a afinação, concentração e comportamento do candidato. Aqueles que não conseguirem ingressar diretamente no coral serão encaminhados à outro grupo de iniciantes para o trabalho dessas competências e a iniciação musical. O participante deverá comparecer com roupa flexível e confortável, apropriada para as aulas. A orientação é de Roberta Forte, formada em educação musical – Licenciatura Plena pela Faculdades de Arte Alcântara Machado (FAAM). Eestudou canto popular co Thelma Chan e erudito com Mariúcha Lorenção, violão erudito com o maestro Enzo Bertolini e popular com Renata Montanari e Laura Campanér. Fez cursos de especialização em Educação Musical Infantil com Maria Zéi Biagioni, em musicalização Infantil para crianças de oito meses a quatro anos com Márcia Visconti. Fez coordenação pedagógica no AUÊ - Núcleo Musical ( Escola dos Barbatuques ) onde desenvolveu projetos de oficinas e cursos de extensão curricular. Atualmente coordena a Central Cultural e também ministra oficinas de vivência musical para adolescentes, crianças e educadores, além de percussão corporal com o Grupo Barbatuques e no Instituto de Arte e Cultura Garatuja ( Atibaia). Oficina de Musicalização para Canto Percussivo acontece no Garatuja a partir do dia 6 de agosto, segunda feira, das 18:30 às 21:30h. Ainda tem vagas disponíveis. Maiores informações: http://youtu.be/t3gjD9d5Lvc
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