quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Desenvolvimento do Projeto “Acervo Euclides Sandoval”

 



 












No próximo dia 22 de novembro, será inaugurada a exposição Acervo Anos 80, que reúne cerca de trinta imagens do fotógrafo Euclides Sandoval. Esse material, originalmente produzido em formato analógico, passou recentemente por um processo de seleção, limpeza e digitalização. Além da exposição, ocorrerá o lançamento de uma plataforma digital com aproximadamente duzentas fotos representativas desse período, organizadas em pastas temáticas para facilitar a consulta dos interessados. O acesso à plataforma será gratuito.

 A importância desse material está ligada ao período histórico em que foi produzido. Os anos 80 representam o terceiro momento de grande importância para a cultura local. O primeiro ocorreu no início do século XX, com a urbanização da cidade, e o segundo no final da Segunda Guerra Mundial, quando um grupo de artistas locais, liderados por André Carneiro, colocou Atibaia no mapa cultural por meio do movimento modernista. Esse terceiro período é marcado pela união entre cultura e ativismo político. Em resposta às tentativas de loteamento e extração do granito rosa nas proximidades da Pedra Grande, foi fundada em 1982 a associação Pedra Grande Inter-Ação Ecológica, que reuniu inúmeras pessoas conscientes da importância de preservar esse monumento histórico e ecológico. Euclides Sandoval, o primeiro presidente da entidade, impulsionou o movimento, que culminou com o tombamento da Pedra Grande em 1983, ao associar a prática política às ações culturais, fortalecendo ambas. Sua coluna Pedra de Toque, no jornal O Atibaiense, foi uma plataforma para essas ideias.

 As ações culturais da época já ocorriam com certa frequência desde 1981, como a peça teatral Atibaia Viva, idealizada pelo ator e autor Oswaldo Barreto, mas ganharam ainda mais força a partir do movimento ecológico. Nas fotos recuperadas, o público poderá ver registros da Festa da Pedra Grande, que celebrou o tombamento, além do evento Atibaia Noventa, que simbolizou a continuidade daquele momento cultural. Imagens do carnaval, de grupos musicais e artistas da época também estarão disponíveis na plataforma, junto a registros de personalidades, locais e acontecimentos ligados à política e ao cotidiano dos anos 80.





 









 

Euclides Sandoval

Artista multifacetado, atualmente com 89 anos, Euclides Sandoval teve grande importância na formação de inúmeras pessoas por meio das ações culturais que desenvolveu desde que chegou à cidade em 1977. Atuando no teatro, nas artes plásticas, no jornalismo, no vídeo e como professor universitário em Bragança, Euclides conquistou o respeito e a admiração de muitos jovens ao longo de três décadas de envolvimento com a cultura local e regional. Sua contribuição ao jornalismo local se deu tanto por meio de publicações constantes quanto pela atuação em jornais que manteve como Carta de Atibaia e o Jornal de Atibaia, nos anos 80. Uma de suas principais características de Euclides é a preocupação na formação de um pensamento crítico e libertário, não só nas artes, mas em todas as áreas em que atuou. Leitor voraz, atualmente mantém uma rotina como escritor, com mais de vinte livros publicados em formatos físico e digital. Este projeto busca reforçar sua importância para a cidade e homenageá-lo como amigo e inspirador.

 

O Projeto “Acervo Euclides Sandoval”


Museu de Rua, iniciativa da Secretaria de Cultura de São Paulo e
Departamento de Cultura de Atibaia ocorrida nos anos 80.


 









Contemplado na categoria de Preservação e Digitalização de Acervos, do edital municipal da Lei Complementar 195, conhecida como Lei Paulo Gustavo (2023), o projeto tem curadoria de Márcio Zago e contou com a colaboração de Camila Sandoval, neta do artista. A digitalização do acervo foi realizada por Christiam Maia, com apoio do Instituto Garatuja. A proposta incluiu a seleção de duzentos negativos analógicos, dos quais trinta foram escolhidos para compor a exposição. O projeto também prevê palestras acompanhadas de tradução em Libras, para ampliar o acesso.

 A abertura da exposição será no dia 22 de novembro, às 20h, na Incubadora de Artistas, permanecendo aberta até o dia 22 de dezembro. Na ocasião, haverá também o lançamento da plataforma digital e do site do artista, que reúne informações sobre diferentes áreas de sua atuação, além de uma apresentação do proponente do projeto contextualizando as imagens expostas, o desenvolvimento do projeto e seus objetivos.

Exposição “Acervo anos 80”, de Euclides Sandoval.

De 22 de novembro a 22 de dezembro de 2024

Abertura: 20 horas

Local: Incubadora de Artistas - Rua José Lucas, 138 - Atibaia - SP.

O horário de funcionamento é de quarta a sexta das 14h às 19h e sábado e domingo, das 15h às 19h

Recursos da Lei Federal 195/2022 e suas alterações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário