quarta-feira, 23 de junho de 2010

Teatro Infantil A Viagem de um Barquinho de Silvia Ortoff

O Ponto de Cultura Instituto de Arte e Cultura Garatuja estreiou neste domingo, dia 20/06  a peça infantil A Viagem de Um Barquinho. O enredo conta a historia de um menino que esta a procura de seu barquinho de papel. No percurso ele encontra uma lavadeira aventureira e partem em diraçào ao mar pelo caminho do rio. Vários personagens aparecem, um sapo, um pirilampo, um sol, dois fantásticos cavalos, o sonho, a princesa. A peça fala aos pequenos e aos adultos sobre o desenrolar da vida, o processo de amadurecimento e de conquista de autonomia e também sobre o destino dos homens, que não pode ser outro senão o da luta pela liberdade. É um texto teatral inteligente, que premiou e revelou a escritora Sylvia Orthof aos leitores infantis.Sylvia Orthof nasceu em 1932, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. Fez parte da Escola de Arte Dramática do Teatro do Estudante. Começou a atuar no teatro aos quinze anos. Morou dois anos em Paris, onde fez cursos de mímica, desenho, pintura e arte dramática. Escreveu muitas peças teatrais como, Eu chovo, tu choves, ele chove", e livros como Quem roubou o meu futuro? Com o qual ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura  em 1983. A peça esta sendo encenada com o grupo Terricolas e Terranteses, formado por adolescentes do Ponto de Cultura. Trata-se de um projeto de formação artistica de dança e artes cenicas e artes visuais, voltado a adolescentes, desenvolvido desde 2008. No projeto o grupo passou por diversas oficinas de formação em dança (da classica à contemporanea), teatro e musica e artes visuais chegando à montagem de um texto. Na montagem cênica participaram adolescentes das duas áreas, artes cenicas e visuais, unindo as tecnologias analógicas e digitais. A peça A Viagem de Um Barquinho, de Sylvia Orthof  possui um texto aberto a esta concepção pedagogica adotada pelo Ponto de Cultura Garatuja.

Na montagem, entra em cena a animação feita em recortes, filmada em super 8 e digitalizada, como equipamentos antigos, projetor, vitrola, mini-cassete, entre outras bugingangas.  Na linguagem visual, coreografica e musical, valorizou-se a cultura brasileira em especial a cultura infantil. As crianças podem se deliciar com a cultura e a tecnologia perdida no tempo sem se desconectar da realidade atual. Este projeto só pode ser efetivado com os programas do Ministério da Cultura, Programa Mais Cultura em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Prêmio Ponto de Cultura do Estado de São Paulo. O Garatuja é pela segunda vez ponto de Cultura. Atualmente dedica seus projetos para crianças de escolas publicas de 5 a 14 anos, em artes plasticas e visuais, danças brasileiras, brinquedos cantados e ludodança. A montagem de um texto infantil com a qualidade deste, de Sylvia Orthof, tem tudo a ver com o que o Garatuja se propõe, principalmente quando se trata da formação de jovens atores e a atuação voltada para crianças. A Viagem de um Barquinho ficará em cartaz aos domingos, dia 27 de junho e 4 de julho às 17horas e às 20 horas, no Teatro de Bolso do Garatuja, rua Esmeraldo Tarquínio 346, Jardim Tapajos em Atibaia. Mais informaçõe pelo Telefone (11)4412-9964.

Na estréia a presença de Ana Maria Amaral, ao lado de Márcio e Élsie, além de Rosana Baptisttela, Helô Cardoso, Roberta Forte e as crianças Helena e Manuela. Nas fotos acima:  Brenda Borges e Brenda Romacho durante o ensaio. Abaixo a gravação da animação em Super 8 que integra a peça História de um Barquinho: Henrique Ventura, Patricia Mattos, Gabriel Abcair, entre outros.

Um comentário:

  1. Oi, moçada!
    Parabéns!
    Podem me enviar o texto por email?. Somos do Ponto de Cultura ARTECULANDO-Teatro Vianinha-Ituiutaba MG.Eu perdi esse texto e não consigo encontrá-lo, só a história em versos.Preciso muito e urgente.
    Agradeço desde já.marbrinq@hotmail.com

    ResponderExcluir