quarta-feira, 26 de julho de 2023

Fazendo arte no Garatuja durante o segundo semestre 2023


Ao completar quatro décadas de atividades em Atibaia, o Garatuja – Oficinas de Arte oferece para o público pagante várias oficinas nas áreas da dança e artes plásticas. Elas não fazem parte das atividades do “Instituto Garatuja”, formação jurídica que trabalha somente com projetos financiados por políticas públicas e voltadas ao público de baixa renda gratuitamente. As atividades do “Garatuja - Oficinas de Arte” são ações dos fundadores e mantenedores do espaço, mas trazem também toda experiência acumulada por anos e anos de atividades, assim como disponibilizam os equipamentos e recursos físicos necessários para o público interessado. As atividades visam à manutenção do espaço, que é totalmente autônomo em relação ao setor público e, portanto, dependem de atividades extras para sua sobrevivência. Tanto nas artes plásticas e visuais como na dança são várias propostas de cursos.Neste segundo semestre de 2023 os cursos acontecem em 12 aulas, de agosto a novembro.

Ludodança e Balé
A Ludodança é um sistema de ensino/aprendizagem da dança criado em 1984 por Élsie M. da Costa, partindo da sensibilização e contato onde a expressão, o lúdico, o imaginário e a abstração são fontes do aprimoramento dos movimentos e da arte na dança. São utilizados materiais intermediários, tais como brinquedos ou objetos, e outras, objetivando maior percepção sensorial e sensibilização. Propões conscientizar o corpo por meio de ações corporais básicas, estabelecendo uma ponte com diversas atividades físicas, além da própria arte da dança, como o balé. Ideal para crianças de 5 a 7 anos.Quartas feiras às 18 h e 30 min e sextas feiras das 17h.

Balé Infanto Juvenil
As aulas de iniciação ao Balé não seguem um modelo ou método fixo. O paralelo entre a dança clássica e a Ludodança, o sistema de Laban, ou técnica utilizada por Klaus Vianna, por exemplo, enriquecem o aprendizado dos jovens, conscientizando o corpo e acolhe as crianças mais tímidas ou que apresentam alguns bloqueios em relação à dança em decorrência de experiencias negativas anteriores. Ideal para crianças de 8 a 10 anos (grupo 1) e de 11 a 14 anos (grupo 2). Quartas e sextas feiras ÀS 15h (grupo 1) e às 16h (grupo 2). 

Danças Populares Internacionais
O curso enfoca os movimentos das danças que se difundiram e se popularizaram no Brasil por meio da indústria cultural internacional como Hip-hop, funk, Stiletto, Jazz. As aulas são coreográficas, trabalhando cada elemento da dança com consciência corporal e respectivas técnicas. São aulas que incluem a exploração de diferentes formas da energia e sensualidade feminina, não necessariamente voltada para mulheres. Para isso, os alunos serão coreografados, enquanto exploram sua própria capacidade de movimentação e criatividade. Ideal para adolescentes entre 14 e 17 anos. Quartas feiras das 17h às 18h e 30min.

Dança Moderna e Domínio do Movimento.
Baseia-se nos Fatores de Movimento propostos por R.Laban. As propostas se desenvolvem de forma criativa, com temas que abordam o corpo, e ações corporais, com improvisações, criação de sequências e pequenas cenas, podendo se desenvolver criações em dança cênica. Os fatores de movimento propostos por R. Laban criam uma dinâmica entre montar e desmontar, importantes para o desenvolvimento da dança. O que se espera é desenvolver mais a consciência dos movimentos próprios na dança, o desbloqueio e a receptividade para novas linguagens. Os processos criativos, a prática cênica em ensaios, incluem aquecimento com exercícios específicos de outros métodos, sistemas e técnicas da dança, improviso e criação. Ideal para jovens, adultos e artistas cênicos. Sextas feiras das 18h às 19h e 30min.

Dança Contemporânea
Práticas de dança contemporânea que se utilizam de técnicas como: a improvisação, a educação somática e exercícios que colaborem para o desenvolvimento de um processo que busca pela transformação social, por meio da prática do corpo, dançando. Um estado de busca e descoberta, em danças, corpos singulares e coletivos. Voos no sentido de uma pedagogia da dança como prática emancipatória. Ideal para jovens, adultos e artistas cênicos. Quintas feiras das 18h às 19h e 30min.

Profilaxia do Movimento
Já o curso Profilaxia do Movimento se baseia em diferentes métodos e trabalhos corporais provindos da dança e da educação somática, esta prática visa manter o movimento do corpo, para as ações cotidianas. É ideal para pessoas que apresentam limitações para os movimentos, maior idade ou que têm atividade sedentária, que passam grande parte do dia sentadas ou com atividade física repetitiva e mentalmente desgastante. Ou ainda, como trabalho complementar para outras atividades expressivas e artísticas como, teatro, música e a própria dança. Sábados das 9 h às 10h e 30min.

Artes Plásticas

Arte para crianças e jovens
Nas artes plásticas as oficinas são separadas por faixa etária e interesse. Para jovens e crianças a proposta é trabalhar a livre expressão, trazendo em cada aula uma atividade diferente como forma de estimular a curiosidade, ferramenta primordial no processo de aprendizagem. Essa metodologia é resultado de quatro décadas de trabalho consecutivos no ensino das artes plásticas para crianças desenvolvida pelo artista plástico Marcio Zago. O trabalho foi sistematizado no livro "Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja- Técnicas e Procedimentos" publicado pelo Instituto Garatuja e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. São mais de trezentas propostas voltadas a diferentes situações. Sempre tendo em vista a livre expressão, o processo criativo e o imaginário do participante. As oficinas para jovens e crianças acontecem na sexta, das 14hs às 16hs ou no sábado de manhã, das 9h às 11 hs.

Arte para adultos
Para os adultos a proposta é desenvolver o desenho e algumas técnicas de pintura. Tudo começa pelas noções básicas como linha, volume, sombra, perspectiva, cor, etc. Na pintura serão utilizadas tinta a óleo, guache, tinta acrílica, lápis de cor e outros materiais de interesse do participante. O mais importante é manter a originalidade do traço de cada participante e transformar o desenho num veículo da expressão e prazer.  O curso para adulto está previsto para acontecer às sextas feiras, a noite às 20 horas.

Curso para jovens estudantes
Propomos ainda o curso Preparatório para Vestibular, voltados a quem pretende realizar cursos que apresentam provas de aptidão no vestibular. Artes plásticas, arquitetura, designer e moda são algumas das áreas que procuram avaliar também a criatividade, a espacialidade e a capacidade de reproduzir graficamente um objeto. São profissões que dependem do desenho e das noções estéticas em seu cotidiano. Nas provas de aptidão ou THE, como é conhecido (Teste de Habilidade Específica), o objetivo é avaliar se o candidato já tem familiaridade com a área, uma vez que esses cursos não são voltados a quem “parte do zero”. O ponto de partida dessa proposta são as provas de vestibular já realizadas em anos anteriores. O desenho será trabalhado a partir de seus elementos básicos como linhas, volumes e sombras no plano bidimensional. A expressão gráfica e a capacidade criativa, tão importantes nessas avaliações, serão incentivadas através de exercícios próprios, além de informações teóricas e históricas. As aulas serão aos sábados às 14h.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário