domingo, 23 de julho de 2023

As Congadas são tema das comemorações do Garatuja

 











No mês de agosto tem início as comemorações dos quarenta anos de atividades do Garatuja. As congadas de Atibaia, tema que mereceu uma atenção especial da entidade, serão tratadas de diferentes maneiras.

Dia 20 acontecerá o workshop “Garatuja 40 anos – Dedicação às Congadas e à Cultura de Atibaia”, para formadores, músicos, artistas, participantes e interessados. Este encontro irá contar com palestra, relatos de experiência e vivências práticas sobre as temáticas das culturas populares localizadas nos nossos territórios regionais e locais. Serão mostrados pesquisas, registros visuais e sonoros, depoimentos vivenciados e ações de vivência prática através do corpo sobre as culturas expressas em Atibaia. Alguns pontos importantes serão abordados de forma a ampliar o olhar e o respeito à territorialidade das nossas manifestações tradicionais. Um dos temas será a recente experiencia do projeto “As Linguagens da Dança”, que desenvolveu no eixo Educando Através da Dança, as congadas mirins. O projeto “As Linguagens da Dança” foi a única atividade de formação continuada desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Atibaia, durante quatro anos, dos quarenta anos de trabalho do Garatuja. As congadas mirins foram ações voltadas à formação e valorização das congadas voltadas às crianças e comunidades escolares. Foram criados grupos de Congadas Mirins em 9 escolas além do Garatuja. Este workshop será com Élsie M. da Costa, pesquisadora, criadora do projeto e fundadora do Garatuja.

Dia 26 será a vez de um encontro com congadeiros para um diálogo onde serão abordados assuntos pertinentes às suas manifestações culturais, a mais importante do nosso município. Na sequência serão apresentados, de forma presencial as cenas feitas em ensaios de vídeo durante a pandemia, “Questão de Cultura” e “Peregrina de TybaiAragem”, duas criações artísticas de cunho autoral que trata sobre os temas da cultura e a natureza e seus símbolos sagrados. As apresentações ocorrerão nos dias 26 e 27 de agosto em comemoração ao dia Internacional do Folclore.

Lembrando que o Garatuja, através de sua fundadora Élsie M. da Costa foi responsável pelo projeto “Universo Poético Musical dos Congadeiros de Atibaia” desenvolvido em parceria com a “Associação Cultural Cachuera!”, do etnomusicólogo Paulo Dias. O projeto foi realizado em 2005 e teve o patrocínio da Petrobras, configurando a maior e mais aprofundada pesquisa realizada até agora sobre o tema, gerando o livro “Balanceia Meu Batalhão”, o CD “Côr da Nossa Terra” e o vídeo “Oi Lá no Céu”, além da distribuição do material bruto da pesquisa para as bibliotecas e demais espaços culturais da região. Elsie M. da Costa, ao lado de João Batista Conti, são os únicos pesquisadores de Atibaia que receberam o “Prêmio Silvio Romero”, a mais importante premiação do segmento. 

Todas as ações serão gratuitas e fazem parte do projeto GARATUJA – 40 Anos Dedicados às Artes Visuais e Cênicas na Infância e Juventude – Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc 51/2021 – Prêmio por Histórico de Realização para Pontos de Cultura. #ProAC2021 . Participe!



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário