domingo, 18 de agosto de 2013

Mais uma estrela...

Cláudio Donizete da Silva Junior,
12 anos.
Muito triste. Em mais de três décadas, quase diariamente trabalhando com jovens e crianças, poucas vezes tive de conviver com a perda de um garoto de maneira tão inesperada. Um aneurisma levou o Cláudio. Fica a lembrança de um menino por vezes "traquinas”, por vezes concentrado (como é todo garoto feliz). Aqui no Garatuja ele teve comigo o desafio de transpor para o papel o que trazia na alma. O desenho não era bem sua praia... meu esforço foi mostrá-lo que desenhar também podia ser prazeroso. O resultado foi uma história em quadrinhos feita com muito esforço. Uma dessas pequenas conquistas que compõe nosso repertório de vida. Sei da importância que esses momentos e oportunidades tiveram para ele, naquele momento, e sei como essa historinha está sendo importante pra mim, agora. Pena que a vida lhe tenha sido tão breve.
-Cláudio : A animação "Bolas em Fúria", que você ajudou a fazer, será em sua homenagem. Vai com Deus...os alienígenas ainda não atacaram a terra, e agora, de onde você estiver poderá nos ajudar e interceptar a espaçonave. Aqui na terra os meninos precisam continuar jogando bola...


















quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Garatuja distribui DVD e CD, resultado do trabalho como Ponto de Cultura, na Teia Paulista 2013




















Durante a realização da Teia, que aconteceu de 08 a 11 de agosto, o Garatuja distribuiu aos Pontos de Cultura presentes o material produzido no projeto Garatujas e Cambalhotas – Registro e Documentação da Arte na Infância. Com essa distribuição damos continuidade ao lançamento oficial desse material. O primeiro exemplar foi entregue ao Prefeito Municipal de Atibaia, Saulo Pedroso. O lançamento é uma das formas de prestamos contas à sociedade do trabalho realizado, durante três anos, com recursos da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e do Ministério da Cultura. Nosso plano de trabalho como Ponto de Cultura, iniciado em 2009, sistematizou as iniciativas desenvolvidas pelo Garatuja nas últimas três décadas de atividades consecutivas. As oficinas e apresentações realizadas tinham objetivo de recriar situações para que pudéssemos registrar em vídeo e fotos esse trabalho. O projeto também possibilitou a catalogação, recuperação e arquivamento dos diversos materiais acumulados durante esse tempo, assim como, um aprofundamento reflexivo sobre dos processos e metodologias desenvolvidas pelo espaço. Em outra oportunidade esse material também será publicado em livros. O kit entregue aos Pontos é composto de DVD e um CD. O DVD Garatujas e Cambalhotas – Expressão e Arte na Infância é parte do resultado dessa sistematização e traça um perfil histórico e conceitual, tanto nas artes cênicas como nas artes plásticas, sobre a metodologia própria desenvolvida pelo Garatuja e voltado ao ensino das artes para crianças. A dança, recebeu de sua criadora, Élsie da Costa, o nome de Ludodança em 1985, onde o lúdico é o elemento primordial do trabalho. Nas artes plásticas o diferencial é diálogo entre antigos processos do fazer artístico com as novas tecnologias digitais, aplicadas pelo artista plástico e fundador do Garatuja Márcio Zago. O CD Criandanças é resultado das oficinas de Canto Coral que aconteceu no projeto, e foi ministrada pela musicista Roberta Forte, formando o Coral Percussivo Garatujas e Cambalhotas. A TEIA foi um grande Encontro de Pontos de Cultura que reuniu a diversidade cultural do Estado de São Paulo, objetivando a troca de saberes e fazeres, numa grande comunhão, além do fortalecimento dos Marcos Legais do Programa Cultura Viva e das políticas públicas de cultura, do fomento das redes de relacionamento e da articulação institucional entre os Pontos, sociedade e governos. Paralelo aos eventos artísticos aconteceu também o Fórum Paulista dos Pontos de Cultura, instância política dos Pontos de Cultura que reuniu representantes dos demais encontros e fóruns municipais, estaduais ou regionais, além das áreas temáticas e das redes que compõem o Cultura Viva. A Teia do Estado de São Paulo foi organizado em gestão compartilhada entre os três entes federados – Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura – e também da sociedade civil, representada pela Comissão Paulista dos Pontos de Cultura.  Na abertura oficial da Teia estiveram presentes personalidades da área cultural, artística e autoridades como, a Ministra da Cultura Marta Suplicy, o Secretário de Estado da Cultura de São Paulo Marcelo Araújo, o Secretário Municipal de Cultura de São Paulo Juca Ferreira, o Diretor-geral do Teatro Municipal de São Paulo José Luiz Herência, o Diretor – Presidente  do Serpro, Marcos Vinícius Ferreira Mazoni e a representante da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura Isabel Alves, a Mãe Isabel. No mesmo dia aconteceu também uma audiência pública sobre o Projeto Lei Política Cultural Paulista, a Lei Cultura Viva do Estado de São Paulo, apresentado pela autora da proposta, a Deputada Estadual Leci Brandão. Na ocasião estiveram presentes o Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa de São Paulo, o Deputado Estadual João Paulo Rillo, a Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, o representante regional do MINC em São Paulo Valério Benfica e demais autoridades. Todos eles receberam o Kit Garatuja. Com esse gesto acreditamos que além de evidenciar o nome de Atibaia no meio cultural e artístico, a entrega desse material para autoridades responsáveis pelos programas de fomento à cultura, tem um valor simbólico, de reconhecimento das ações, responsabilidade e compromisso mútuo, entre a sociedade e o Estado.

Os realizadores da Teia tiveram como uma das propostas o envolvimento dos Pontos de Cultura em todas ações necessárias à sua realização. A identidade visual do evento foi uma dessas propostas, por meio de concurso aberto para esse fim. O ganhador foi o Ponto de Cultura IAC Garatuja. O idealizador do logotipo, foi o artista gráfico, autodidata, Márcio Zago. Para saber mais sobre a logomarca click aqui!

Diversas autoridades receberam nosso material.







domingo, 4 de agosto de 2013

Nosso relato da Conferência.


Foram 51 inscritos na Conferência. Na foto alguns participantes...















Ficamos felizes com os resultados da 3a Conferência Municipal de Cultura de Atibaia, principalmente pelo clima que se estabeleceu entre os diversos envolvidos nas discussões. É uma clara demonstração de maturidade da classe artística que aos poucos percebe a importância de se ocupar os espaços legítimos de participação popular. Muitas das sugestões levantadas nessa Conferência, são as mesmas da Conferência anterior, deixando claro o que queremos para a cidade, e principalmente "como" queremos que essas ações aconteçam. A Conferência, e todo trabalho realizado dentro do Conselho de Cultura, é um processo exaustivo, mas extremamente necessário para que as políticas públicas cheguem a todos: artistas, fazedores de cultura, apreciadores, consumidores de cultura e principalmente a grande maioria da população que se encontra excluída desse direito. É o trabalho de "subsolo" que poucos querem fazer. Mais do que encher a cidade de eventos e atrações para todos os gostos, é necessário fomentar a cultura e a produção local. Criar mecanismos jurídicos, programas e metas de criação artística, de manutenção e de fruição onde todos sejam atendidos. Nesse sentido é necessário destacar o pouco envolvimento dos vereadores nesse processo. É uma pena constatar o desinteresse da classe política pelo tema. Da parte do Garatuja, na minha pessoa (Márcio) e da Élsie, que militamos na área cultural a mais de trinta anos entendemos ser hoje um novo momento pelo qual passa a cultura na cidade. Não temos filiação partidária, portanto temos isenção de opinião. Nossa causa é a cultura. Acreditamos que outros tiveram a oportunidade, cabe agora a nova administração cumprir ou não a tão esperada "gestão participativa" também na Cultura. Nossa atuação, como sociedade civil, é bastante limitada, mas nos dispomos a continuar ajudando no que for possível, seja acompanhando o Plano de Governo, seja atuando junto ao Conselho de Cultura. Nossa contribuição a essa gestão teve início na elaboração do Plano de Governo para a Cultura, onde enfatizávamos a necessidade da cidade aderir ao Sistema Nacional de Cultura, o apoio ao fomento e outras causas pelas quais já vínhamos defendendo desde 2000. Depois da posse tomamos a iniciativa de mobilizar pessoas ligadas à Cultura e tiramos um documento, que foi entregue ao Prefeito eleito, que reafirmava a importância dessas ações, bem como a necessidade de democratização e maior participação dos artistas locais nas ações e principalmente nas decisões municipais. A realização da Conferência realizada, já demonstra o interesse do Poder Público em ouvir os anseios da classe cultural e artística. É somente o inicio, mas um passo importante para os encaminhamentos necessários. Esperamos, sinceramente, que os novos dirigentes culturais tenham a compreensão, o envolvimento e a "paixão" necessária para os avanços nesta área. As cartas estão na mesa, a próxima jogada é do Poder Público, para aderir ao Sistema Nacional de Cultura, implementar as propostas apresentadas e destinar recursos. Agora é aguardar ...

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Garatuja é recebido pelo Prefeito Saulo.


Foto de Fabiano Polayna.

Nessa terça-feira, 30 de julho, fomos recebidos no Gabinete do Exmo. Sr. Prefeito Saulo Pedroso, onde tivemos a oportunidade de oferecer o primeiro exemplar do DVD Garatujas e Cambalhotas – Expressão e Arte na Infância, documentário comemorativo aos trinta anos de trabalho do Garatuja.Nesse encontro também estiveram presentes o Secretário de Cultura Luis Otávio Fritolli, a Secretária de Comunicação  Viviane Cocco e Patrícia Peçanha da Secretaria de Governo. Numa longa conversa pudemos expor nosso histórico, experiências e expectativas quanto ao rumos da política cultural do Município, assim como oferecer nosso apoio ao trabalho realizado pelo novo governo. A entrega do primeiro exemplar para a autoridade máxima de Atibaia tem “importância simbólica” quanto ao respaldo e reconhecimento por parte do Poder Público, para as iniciativas desenvolvidas no município. Ficamos muito felizes pela acolhida, e com a esperança renovada de que num futuro próximo possamos contar com o incentivo da cidade, ampliando nossa abrangência, para que as ações desenvolvidas pelo Garatuja possa chegar a um maior número de pessoas. Nos últimos cinco anos nosso trabalho recebeu apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, através do Programa Mais Cultura e Pontos de Cultura. As oficinas eram direcionadas a jovens e crianças de escolas públicas de forma gratuita. Até então nosso trabalho não recebeu apoio efetivo do município, daí nossa alegria com essa possibilidade. São trinta anos dedicados exclusivamente à cidade de Atibaia. Chegar a três décadas com trabalhos artísticos, especialmente os de formação, e de forma consecutiva, demonstra empenho redobrado e muita persistência. As iniciativas desenvolvidas pelos artistas do Garatuja receberam diversos prêmios certificando a qualidade dos trabalhos. Dentre os mais importantes o Petrobras Cultural, o Selo de Qualidade de Iniciativa Exemplar do Prêmio Cultura Viva (entre as 100 principais iniciativas do País), o Prêmio Culturas Populares, a inclusão das animações nos principais festivais brasileiros de audio-visual, e recentemente no Catalogo Nacional de Produtores de Cinema da Programadora Brasil. Estamos em negociação quanto a local e data de lançamento desse material e em breve faremos a divulgação.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Oficinas de Artes Plásticas para crianças

Depois de cinco anos dedicados ao projeto Ponto de Cultura, atendendo gratuitamente alunos de escolas públicas do município, o Garatuja volta a oferecer vagas para alunos pagantes na faixa etária entre sete e treze anos. As oficinas acontecem toda quarta, nos períodos da manhã ou tarde. As atividades despertam a expressão da criança através de diferentes etapas e linguagens como: desenho, pintura, gravura, escultura, história em quadrinhos, marcenaria, animação, fotografia e outros. Nesses trinta anos de atividades o Garatuja desenvolveu didática própria no ensino da arte para crianças, através do diálogo entre antigas práticas do fazer artístico com os modernos processos digitais. O foco é sempre o lúdico e o imaginário buscando na criatividade e na curiosidade da criança a motivação para os elementos expressivos. Diferentes técnicas e materiais são utilizados, muitas delas de difícil acesso no dia a dia da criança, enriquecendo sua formação global, aprimorando a coordenação motora, sua auto-estima e o gosto pelas artes plásticas. A oficina, para essa faixa etária, acontece às quartas feiras, com aulas de duas horas semanais e com atividades diferenciadas de acordo com a dinâmica das aulas. O custo é de R$ 150,00 mensais e o material está incluído no custo.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Projeto Garatujas e Cambalhotas Resultados obtidos 2

Dando sequencia ao post anterior apresentamos os resultados obtidos durante as atividades desenvolvidas entre 2010 e 2012, período em que o Instituto Garatuja atuou por meio de convênio com o Prêmio Ponto de Cultura de São Paulo, na parceria entre o Ministério da Cultura /Programa Mais Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.


O que mais demonstra o impacto nos trabalhos do Garatuja é a qualidade das ações formativas em decorrência do perfil artístico-cultural. A principal forma de impacto diz respeito ao fator de transformação do indivíduo. É o indivíduo a peça fundamental da sociedade. Trabalhos de formação artística, voltados à reflexão, consciência e expressão, mudam a sociedade. Cada criança que passou pelo projeto, com certeza não é mais a mesma. Ao se trabalhar com o corpo, as mudanças são profundas. Impacto significa também transformação. Quando a criança acessa o Garatuja, percebe-se depois de algum tempo uma diferença, em amplo sentido, tanto da expressividade artísticas como mudanças fundamentais no comportamento, junto à família, no desenvolvimento escolar, na auto-estima e na sociabilidade. As atividades de arte coletivas como a dança, o teatro, o canto coral, são grandes aliadas na vida social das crianças, por serem trabalhos essencialmente feitos em grupo. O resultado, nesse sentido é incomensurável. É a auto-estima da criança que melhora com as apresentações, é a criança que passa a ser multiplicadora no seu meio estudantil, é a animação que entra nos principais festivais do ramo no país, etc. Os principais resultados impactantes nos participantes da dança foram a melhora na concentração e a consciência proprioceptiva, ou inteligência sinestésica, expressividade, técnica nos processos básicos da dança. No Canto Coral, o processo de evolução das crianças e suas percepções demonstraram: melhora na afinação, maior desenvoltura corporal (consequência do trabalho da Élsie) integração e consciência de grupo, maior análise crítica musical, percepção da importância de cada um para uma boa apresentação, frequência nas aulas, melhora nas experiências tanto musicais quanto sociais, responsabilidade, concentração e empatia com os colegas, empenho e gosto pela atividade (consequência do trabalho Roberta Forte). Nas artes plásticas e visuais fica visível a melhora na concentração, no interesse por atividades mais concentradas, no aumento da autoestima, das habilidades motoras, etc. O projeto Garatujas e Cambalhotas foi divulgado inicialmente para cerca de 12.000 estudantes incluindo a rede municipal e estadual de ensino fundamental. Embora tenha sido feita pesquisa com 20% dos pais envolvidos em 2012, este resultado mostra a importância de se ter acesso às escolas no ato da divulgação. Em seguida a propagação “boca a boca”, que também é consequência da divulgação em escolas. A proposta do projeto era um curso de continuidade e alguns participantes se inscreveram em mais de uma atividade. Verificamos um aumento de frequência no segundo ano do projeto somando novos interessados, consequência do trabalho feito durante o primeiro ano. No terceiro ano houve um apuramento nos grupos permanecendo nas atividades aqueles que tinham mais aptidão, interesse e principalmente, o apoio dos pais. O público alvo deste projeto foram crianças e jovens estudantes de escolas públicas de ensino pré escolar e fundamental de 4 a 14 anos, inicialmente. Após alteração de plano de trabalho, incluímos maiores de 14 anos na oficina de dança clássica e no Coral Percussivo, atendendo à uma demanda existente e objetivando continuidade das maiores que frequentaram as oficinas anteriores. As oficinas de artes, dança e musicalização receberam crianças de ambos os sexos, porem por uma questão cultural e de preconceitos, na dança temos mais meninas. Não pesquisamos a renda familiar dos pais, mas tem pessoas que estão nas escolas públicas que tem razoável condição financeira. Mas temos vários que comprovadamente dispõe de bem poucos recursos. Neste último projeto disponibilizamos 375 vagas em 37 oficinas que compunham os cursos na área de Artes Visuais e Cênicas.Tivemos um público diretamente atendido com 347 vagas preenchidas. Vários alunos se matricularam em mais de uma oficina. Em 2012 o Garatuja atendeu 114 participantes.  Há um impacto indireto nas famílias, que se envolvem nas atividades em apoio aos filhos, multiplicando este número por cinco (média de familiares diretos). Elevando este número para cerca de 1800 pessoas indiretamente. Embora o Garatuja não esteja sediado em bairro periférico, vários participantes vieram frequentar, se locomovendo de ônibus ou moto táxi, além daqueles que os pais podiam trazer, revezando-se para ajudar a transportar mais de uma criança. O auxílio com transporte público municipal seria uma solução para maior atendimento aos estudantes de baixa renda. Nos relatórios internos feitos com as participantes da dança, mesmo notando certa dificuldade nas de menor idade em verbalizar, tanto com palavras escrita como na entrevista que filmamos, apareceram diversas manifestações positivas do trabalho. As crianças menores precisaram de ajuda para responder as perguntas. Esses relatórios foram feitos em várias aulas juntamente com revisão prática dos conteúdos. Neles, elas responderam perguntas a respeito dos conteúdos das oficinas, incluindo diálogos. Foram vários relatórios de oficinas: 1) Danças brasileiras e Brincadeiras dançadas e cantadas; 2) Ludodança, dança moderna e contemporânea e Domínio do movimento; 3) Dança clássica; e 4) Geral sobre a participação no projeto. Com os pais, foram várias reuniões, cujo impacto se notou junto àqueles que se comprometeram realmente com as atividades dos filhos. Do início ao fim do projeto foram feitas 6 reuniões com os pais/responsáveis pelos participantes e duas confraternizações de fim de ano, envolvendo pais e filhos. Para as reuniões finais, preparamos um questionário e recolhemos em vídeo,depoimentos dos pais  para constarem na edição dos extras do DVD.  Foram entrevistados 20% dos participantes que permaneceram até o final do projeto em 2012.


O resultado numérico das respostas demonstrou que o primeiro contato com o projeto foi através da divulgação com panfletos distribuídos nas escolas e em segundo lugar a repercussão “boca a boca”, consequência dos panfletos. Os estudantes e pais, não acessam a informação sem a divulgação nas escolas. Em terceiro, os estudantes que já participavam e conheciam o Garatuja, em quarto lugar, a divulgação nas midias digitais, jornais e cartaz posto nas escolas. Por Último, contatos telefônicos. Este resultado constata e mostra a importância de se ter acesso às escolas no ato da divulgação de qualquer iniciativa cultural. Quanto aos motivos da escolha do projeto (artístico-cultural), o mais citado foi a oportunidade de aprender algo novo, seguido do interesse do desenvolvimento em áreas artísticas, percepção dos pais quanto à aptidão dos filhos. Com menos enfase, a necessidade do estudante fazer uma atividade que melhore outros fatores no seu desenvolvimento (concentração, postura, dificuldades de fala, timidez, deficiência de movimentos, etc.). Por último, a indicação de terceiros (amigos, conhecidos, professores e outros profissionais) e o interesse da própria criança. Como este questionário era específico para os pais, talvez eles tenham se preocupado com a própria postura na educação dos filhos, pois no questionário aplicado às crianças, esse número se inverte. No momento da entrega do panfleto, a criança já manifesta o interesse levando a informação aos pais. Quanto às condições oferecidas para realização das oficinas e eventos, tais como, materiais, equipamentos, figurinos, indumentárias e acabamentos, localização, organização, espaço de aulas, espaço de apresentação utilizados, viagens, e outros a classificação apresentada foi do bom ao excelente, sendo que a maioria considerou o Ótimo. Quanto aos benefícios das atividades do projeto os pais manifestaram melhoras no desempenho escolar, na comunicação gráfica e escrita, na concentração, no interesse específico pela atividade escolhida com foco em perspectivas profissionais futuras em áreas correlatas, melhora na postura física e emocional, no controle da ansiedade, cura de determinadas dores físicas decorrentes de má postura e vícios de movimentos de dança, melhora no desempenho de determinados movimentos, na coordenação motora e controle motor, no ritmo, na afinação vocal, na fala, na dicção, na comunicação e expressividade oral, no vocabulário, na identificação com o que está fazendo, no humor, no ânimo, no entusiasmo, na manifestação de alegria. Tais benefícios são incomensuráveis e contribuem de fato na luta contra os males contemporâneos da exclusão, das drogas, da violência, do bullying, dos desequilíbrios psicológicos, psíquicos, etc, etc.etc.

Em breve a terceira e última parte da prestação pública das atividades desenvolvidas pelo Garatuja enquanto Ponto de Cultura.


terça-feira, 14 de maio de 2013

O acervo de arte Infantil do Garatuja

Desde seu inicio o Garatuja desenvolve atividades voltadas ao ensino das artes plásticas a jovens e crianças da Região Bragantina. Esse trabalho nunca parou, completando em 2013 três décadas de existência. A principio a ênfase eram as Técnicas Mistas e a Gravura, herança de Joaquim Gimenes Salas. Gimenes foi gravurista e desenvolveu entre fins da década de setenta e inicio da década de oitenta um trabalho pioneiro na cidade voltado ao ensino da arte para crianças chamado Clubinho de Artes e Arteiros de Atibaia. Após seu falecimento, em 1983, o Clubinho passou a chamar-se Garatuja e ter a direção artística de Márcio Zago. Outras atividades passaram a fazer parte das propostas. A primeira foi a Marcenaria que ganhou espaço próprio quando da mudança de endereço, seguidos da Serigrafia, Fotografia, História em quadrinhos, Animação e por fim a Gravura em metal. Alguns trabalhos feitos pelas crianças não foram levadas pelos autores e, por algum motivo, acabaram ficando no Garatuja. Esse material passou a fazer parte do acervo, que conta com aproximadamente 500 trabalhos, realizados em diferentes técnicas por crianças entre 4 a 16 anos. Compõe ainda o acervo mais de 1000 desenhos, já digitalizados e catalogados, que revelam o rico imaginário da produção infantil, além de brinquedos, objetos e fotografias. Esse material está servindo de apoio na sistematização do trabalho desenvolvido pelo Garatuja e será em breve transformado em livro.