terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Oficinas 2012

Garatuja abre seleção para vagas excedentes nas oficinas de Dança, Canto, Coral e Artes Visuais

Dando continuidade ao projeto Garatujas e Cambalhotas: Documentação e Registro da Arte na Infância o Instituto Garatuja abre novas vagas a estudantes de escolas públicas com oficinas gratuitas. As vagas disponíveis são para completar as desistências ocorridas na virada do ano e destinadas às crianças que realmente tenham interesse na área. As oficinas iniciam a partir de 5 de março. Para se inscrever o responsável do interessado deverá levar declaração da escola onde estuda, comprovante de residência, e RG ou CPF. Para as oficinas de artes visuais apresentar desenhos realizados nos últimos anos.


A oficina “Linguagem da Dança” está formando Corpo de Dança Juvenil.
Lara na aula de dança
Em atendimento à uma demanda existente no Ponto de Cultura, este curso se destina a adolescentes e jovens a partir de 14 anos com total interesse pela dança, que já tenham participado de outras oficinas. Será feita uma seleção para vagas excedentes. A dança requer treino, técnica e conhecimento. A idéia é de um trabalho mais completo, intensivo, que dê preparo, desenvolva maior resistência fisica e, com a interação entre os participantes, formar um grupo de dança. Os que têm como opção a linguagem da dança clássica terão treino diário. As aulas serão com duas horas de duração e a primeira hora será dedicada à técnica clássica. A segunda hora será dedicada a outras técnicas corporais, de forma que um trabalho complemente o outro.O objetivo é a formação básica em dança com suporte técnico, dando sentido à disciplina do artista aprendiz da dança. O interessado deverá participar de todas as propostas  e cumprir com as duas horas de trabalho. Não se trata de curso por modalidade, onde o participante opta por qualquer dos trabalhos. Ele deverá participar de tudo.O programa do curso, iniciado em 2011, inclui vários trabalhos sobre o corpo em movimento,com abordagem prática, teórica e artística, desde alongamento e abertura, barre-a-la-terre, barra, seqüências de centro até a iniciação em Pontas. O processo de trabalho integra o preparo corporal e a pesquisa considerando o que já houve historicamente na dança. História e teorias estão presentes no decorrer das aulas tanto nas propostas de exercícios como em algumas projeções de vídeos e slides. A história da dança, envolve o processo de desenvolvimento desta linguagem, pode, e deve, servir de base para a  pesquisa corporal, expressiva, de modo que se procura quebrar qualquer preconceito, tanto com às linguagens modernas e contemporâneas de movimento, como preconceitos quanto à prática da dança clássica. O curso considera a estrutura do corpo, a anatomia, a propriocepção (sentido dos movimentos próprios), procurando motivar a atenção do participante quanto à postura. Na segunda hora de cada aula, o programa do curso inclui Domínio do Movimento (Laban), Improviso e Criação e outras técnicas associadas desenvolvendo atividades lúdicas interativas para um movimento consciente e criativo. Para isso se inclui danças tradicionais brasileiras e da cultura infantojuvenil. As aulas acontecem de terça a sexta-feira das 18:30 h às 20:30h. Alunas iniciantes, a partir dos dez anos devem se inscrever somente em terça e quinta-feira. As oficinas terão início em 6 de março e concluída em 29 de junho de 2012.


Musicalização e Canto Coral

Oficina com Roberta Forte
Estão abertas as inscrições para vagas excedentes da oficina de Musicalização e Canto Coral, grupo infantil e do Coral Percussivo. A oficina de Muzicalização e Canto Coral será dedicada à iniciantes, crianças de seis e sete anos, ou que nunca tenham tido experiência em canto coral e será em segunda-feira das 18:30h às 19:30h.Desenvolve-se técnica vocal e de respiração, técnicas de afinação, exercícios de divisão e subdivisão rítmica, independência dos sons, entre outros conteúdos.



História em Quadrinhos, animação, desenho animado e vídeo.


Oficina de desenho animado com Márcio Zago
Os participantes desse projeto já passaram por oficinas de técnicas mistas, marcenaria, fotografia, gravura e para esse ano, além de HQ, está previsto animação, desenho animado e vídeo. As vagas oferecidas são para completar desistências ocorridas na virada do ano, priorizando jovens que realmente gostem de desenhar e que aproveitem o curso. As oficinas são gratuitas e voltadas a estudantes maiores de 8 anos de escolas públicas e irá abordar roteiro, desenvolvimento de personagens e arte final. No curso seguinte será trabalhado a animação, desenho animado e vídeo. As oficinas de artes plásticas com crianças acontecem no Garatuja desde 1983, e de animação desde 1997, quando utilizava o Super-8 como suporte. Para participar os interessados deverão comparecer ao Garatuja e preencher a ficha de inscrição, portando comprovante de endereço, declaração da escola, CPF ou RG do responsável e alguns desenhos realizados nos últimos anos. Mais informações sobre esse curso: http://garatujaquadrinhos.blogspot.com/2012/02/oficina-gratuita-de-historia-em.html

Coral Percussivo
Para o Coral Percussivo será feita uma seleção com crianças maiores de oito anos, que já tenham participado de aulas de canto, ou coral e que já tenham alguma noção ritmica e de afinação. O Coral Percussivo foi formado na oficina de Musicalização e Canto Coral, realizada no projeto, Garatujas e Cambalhotas: Documentação e Registro da Arte na Infância e já está no seu terceiro ano de trabalho.Trata-se de uma proposta de musicalização, iniciação e aprimoramento musical, fundamentada na capacidade que temos de utilizar a voz e o corpo como instrumentos musicais. Um dos objetivos é a criação e produção em grupo por intermédio do canto coral e dos sons corporais. A  coordenação é de Roberta Forte educadora musical, compositora, regente e diretora musical. Especializada em musicalização infantil e percussão corporal, trabalhou por muitos anos com o grupo Barbatuques, coordenando e ministrando oficinas e fazendo apresentações. Dirigiu musical e peças teatrais infantis. A oficina.  A oficina do Coral Percussivo acontece em segunda-feira das 19:30h às 21h. As oficinas terão início em 5 de março e concluída em 25 de junho de 2012. As aulas destas oficinas são parte do projeto, Garatujas e Cambalhotas: Documentação e Registro da Arte na Infância, selecionado por edital público e premiado Ponto de Cultura do Estado de São Paulo, numa parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e o programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. 

O Instituto Garatuja fica à rua Esmeraldo Tarquínio 346 D, Jardim Tapajós, em Atibaia, SP. Fone: (11) 4412 9964. Inscrições no Local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário