sexta-feira, 5 de março de 2010

Oficina de Ludodança

A oficina intitulada Ludodança, Arte da Dança na Infância é parte do projeto Garatujas e Cambalhotas, premiado para Ponto de Cultura do Estado de São Paulo através da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. A oficina é gratuita e irá atender crianças de 5 a 7 anos, que estudam em escolas públicas. As Aulas serão nas segundas feiras das 17 às 18 horas. A Ludodança é uma maneira de desenvolver a dança com crianças onde expressões inusitadas próprias da infância, o lúdico, o imaginário e a abstração são fontes do aprimoramento dos movimentos e da arte na dança. São utilizados materiais intermediários, tais como objetos, e outras motivações, jogos dramáticos sugeridos por elas durante os processos de trabalho, objetivando a sensorialização e a sensibilização. A abstração contribui para o surgimento de elementos da maior importância da história de vida, do íntimo e do inconsciente de cada criança. Neste caso não se parte de brincadeiras e jogos com funções e regras já estabelecidas, como as presentes nas brincadeiras infantis, mas busca-se construir essas regras com o próprio processo de experimentação levando à criação da dança cênica. Meninas e meninos podem se expressar com movimentos livremente. O estudo do corpo é feito detalhadamente objetivando sempre o domínio das ações corporais (propriocepção) respeitando o movimento original de cada participante. Dentre os tópicos principais do trabalho corporal da Ludodança estão: a conscientização das ações corporais (Propriocepção e Domínio dos Movimentos); a percepção sensorial pelo contato com materiais específicos; a atenção especial às diferenças mais sutis que causam mudanças efetivas na sensibilidade e consciência do corpo modificando a qualidade do movimento; a atenção e reflexão quanto às relações inter-pessoais, aos sentimentos, às emoções, à linguagem simbólica estabelecendo um fluxo constante entre o consciente e o inconsciente; a ligação entre diversas formas artísticas como a dança, o teatro, a musica, a alfabetização e a vida como um todo. A auto-avaliação acontece naturalmente através de depoimentos orais, escritos quando possível, registros gráficos, desenhos, e outras formas.  Tem como base os fatores de movimento propostos por Rudolf Laban e princípios da dança moderna. A Ludodança consiste em atividade equilibradora da ação diária da criança, como dos estados entre a agitação e a apatia, extroversão e introversão, pois um de seus ingredientes é a criatividade e a expressividade próprias das crianças. Na Ludodança, o imaginário infantil desencadeia os movimentos, desenvolve a motricidade, facilitando a aprendizagem da dança. A prática da dança canaliza as energias criativas de forma prazerosa. Com o manuseio dos materiais as crianças criam suas próprias danças. A proposta foi desenvolvida por Élsie da Costa e surgiu no inicio dos anos oitenta com a criação do primeiro trabalho cênico infantil Enquanto a Cidade não Vem (1981). Tomou corpo depois de 1984 no CRIE- Oficinas de Arte. O nome Ludodança foi criado numa madrugada em que redigia textos sobre a dança e formulava a proposta deste trabalho. Uma matéria sobre o assunto foi publicada em 1997 na Revista Psicologia Viver, com distribuição nacional de 10.000 exemplares.  Élsie tem longa experiência na arte da criação cênica em dança com crianças. Dentre os principais espetáculos cênicos envolvendo a Ludodança destacaram-se: A Roda, É Uma Roda, É A Roda; De Casa Em Casa; Visível In Visível; Momentos Musicais; Do Belo ao Bélico; Brasil com S; Da Nau Cachoeira ao Tangolomango; Piabas Birutas; entre outros. Sua formação em dança, desde os anos setenta, contou com mestres como, Marika Gidalli, Liliane Benevento, Ismael Guiser, Klauss Vianna, Graziela Rodriguez, Sonia Mota, Clarice Abujamra, entre outros. Além da dança desenvolve pesquisa sobre cultura popular. Seu principal trabalho foi sobre as Congadas de Atibaia SP, recebendo o Prêmio Silvio Romero em 1978 e a recente contemplação no Petrobras Cultural 2003/2004 com o projeto Universo Poético Musical dos Congadeiros de Atibaia. Atualmente dirige o centro de artes Instituto de Arte e Cultura Garatuja junto com o artista plástico Marcio Zago. Este curso é gratuito para alunos de escolas publicas. O curso será em segundas feiras das 17 às 18 horas. As inscrições estão abertas e o atendimento acontece das 9 às 12h e das 14 às 18h.

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