sábado, 6 de março de 2010

Festival do Minuto no Garatuja


O Festival do Minuto é o mais democrático dos festivais. Ele se consagrou, ao longo dos últimos 19 anos, como o grande revelador de talentos do audiovisual brasileiro, recebendo vídeos de até um minuto feitos por profissionais e amadores de todo o Brasil e também do exterior. É atualmente o maior festival de vídeos da América Latina e um dos únicos eventos culturais de porte que não se concentra no eixo Rio-São Paulo.O Festival Mundial do Minuto Brasil acontece desde 1991 e a partir do final de 2007 tornou-se permanente e online, ou seja, passou a receber material diretamente pela internet, lançando temas e premiando vídeos mensalmente. Como resultado desse processo, uma vez por ano é selecionado os melhores, dentre os milhares recebidos, para exibição em todo o Brasil. Em 2010, a exibição acontecerá de 9 a 14 de março. Em Atibaia, pelo terceiro ano consecutivo, a mostra será no Instituto de Arte e Cultura Garatuja, nos seguintes horários: dias 9 e 10/03, às 18h; dias 11, 12 e 13/03, às 9h e 14h.

O Festival do Minuto irá premiar o MELHOR MINUTO de 2009.
Para essa escolha, serão 7 jurados. Cada um deles escolherá seus três melhores minutos, e justificará cada escolha com no mínimo uma palavra e no máximo uma frase. O vídeo mais votado levará um prêmio de R$ 1.000,00. O vencedor será divulgado na cerimônia de premiação, que acontecerá junto com o coquetel de inauguração da exposição O MINUTO E A CIDADE - Festival do Minuto no dia 10 de março, às 19h no MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Estão todos convidados, basta klicar e imprimir o convite disponível abaixo.





Os jurados:
André Dahmer (desenhista www.malvados.com.br), Evaldo Mocarzel (jornalista e cineasta), Felipe Hirsch (diretor de teatro e cineasta), Ines Cardoso (cineasta), Marina Person (VJ da MTV e cineasta), Rodrigo Barros (realizador de um dos vídeos vencedores dos Melhores Minutos de 2008) e Tata Amaral (cineasta). Todos os vídeos que concorrerão aos prêmios de Melhor Minuto de 2009 poderão ser vistos na Mostra do Garatuja. São os seguintes: Da presença em sintonia, #oooooo, 1/4 de amor, 180º, A cigarette for two, A construção das coisas, Axioma, Bárbara, Bars & Tones, Cat vs Dog, Clareza, Destempo, Em breve outro amor, Em mim, Eu ando tao besta agora ou sonhos nunca mais, Evolution InTherior - A Fishbowl Dream, Explosão Demográfica, Hands, Hot, I Can Do It On My Head, Intro, Memória da água, Mornin', Mousetrap (Mouse-Falle), New begining, No escuro, Os últimos 40 segundos de Dr. Jekyll & Mr. Hyde, Pa-No-rama, Portrait, Quadro Referencial, Questão de Gênero, Radiotea, Retrocesso, Sea You - A Castaway's Cast Off, Silêncio, Slow Mo' Keep Together, Sobre como digerir uma lembrança, Soup Opera, Sólido Líquido Gasoso, Super Combo Hoplofílicos, Tema "2001 A Space Odyssey" (em vozes), The birth of Idea, The happy life, Travessia, Trópico de Câncer, TUTTI é Quitute, Uma questão de cor, Uma volta, Un inventario (26 días después), Vermelho Amarelo e Tempo, Volátil, Windmaker#2, Zworykin

Nenhum comentário:

Postar um comentário