quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mostra de Dança e canto Coral no Teatro de Bolso do Garatuja

Projeto
O projeto Garatujas e Cambalhotas foi premiado Ponto de Cultura do Estado de São Paulo através da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. Ele prevê a sistematização, documentação e registro de metodologias de trabalhos de formação artística na infância realizada pelo Garatuja desde 1983. As oficinas realizadas, assim como as mostras e apresentações, tem como principal objetivo servir de base para essa pesquisa. A mostra, agora apresentada, inclui resultado de trabalho das oficinas de ludodança, danças e brincadeiras cantadas, técnicas associadas para dança e danças brasileiras. A apresentação conta com trabalhos criados este ano e remontagens de trechos de trabalhos anteriores, como De Casa em Casa, Visível In Visivel, Da Nau Cachoeira ao Tangolomango, cuja finalidade é poder registrá-los, pois antes o Garatuja não dispunha de equipamentos adequados, o que dificultava a fruição de suas produções. Graças ao Programa Cultura Viva e o Ponto de Cultura hoje se pode contextualizar e deixar esta experiência para outras gerações. O resultado do projeto será publicado em mídias digitais para distribuição entre educadores e interessados. Os trabalhos de criação cênica, oficinas e coordenação do projeto são da criadora do método Ludodança Élsie Costa.
Canto Coral
Neste ano a novidade é a formação do Coral Percussivo do Garatuja. O grupo se formou a partir da oficina de Musicalização e Canto Coral, orientado por Roberta Forte, que disponibilizou 20 vagas para estudantes de rede pública da faixa etária dos 8 aos 14 anos.  O Coral Percussivo é uma proposta de musicalização, iniciação e aprimoramento musical, fundamentada na capacidade que temos de utilizar a voz e o corpo como instrumentos musicais. Foram desenvolvidos vários elementos e exercícios com técnicas vocais e de respiração, afinação, exploração dos sons do corpo, assim como seus timbres, alturas e intensidades, divisão e subdivisão rítmica, seqüências coordenadas, ritmos brasileiros,  independência dos sons, técnicas de improvisação livre com percussão corporal e voz, percepção dos recursos vocais utilizados na percussão corporal, criação musical espontânea e leitura de partitura musical. A conseqüência foi a formação de um repertório para esta Mostra.
O espaço
As mostras que o Garatuja realiza em seu próprio espaço têm como proposta preparar os participantes das oficinas para as primeiras apresentações públicas do trabalho desenvolvido. O fato de o espaço comportar somente 40 lugares cria um ambiente familiar, aconchegante e acolhedor, tanto ao público como aos pequenos artistas. São ações preparatórias, para que mais tarde eles possam fazer apresentações maiores com segurança. Outra função é vivenciar todo o ritual do teatro: som; Iluminação; preparação no camarim; bilheteria, etc. Os debates, que acontecem nos finais das apresentações, criam uma troca entre os pais e a crianças contribuindo para a compreensão do trabalho e a formação de público qualificado. As apresentações acontecerão nos dias 1, 2 e 3 de julho. A estréia é sexta-feira às 20h. Sábado e domingo as apresentações são às 17h e às 20h.


Oficina de musicalização com Roberta Forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário