terça-feira, 13 de abril de 2010

Garatuja oferece Oficinas Gratuitas de Artes Plásticas para Crianças de Escolas Públicas em Novos Horários.

Estão abertas as inscrições para as oficinas de artes plásticas para crianças com idade entre cinco e quatorze anos em novos horários. As oficinas fazem parte do projeto Garatujas e Cambalhotas – Registro e Documentação da Arte na Infância, que prevê a sistematização de um trabalho pioneiro desenvolvido desde 1983, em Atibaia, pelo fundador do Instituto Garatuja e artista plástico Márcio Zago.

O Projeto é Premio Ponto de Cultura do Estado de São Paulo, conferido através de edital publico com parceria do Ministério da Cultura, Programa mais Cultura, e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. No inicio, as diversas linguagens presentes nas atividades do Garatuja eram uma forma de contemplar as diferentes aptidões demonstradas pelo público infantil e mais tarde tornou-se opção didática. Para esse projeto está previsto oficina de Técnicas Mistas que incluem o desenho, pintura, incrustação, modelagens e esculturas voltadas a faixa etária entre 5 a 8 anos. São atividades adaptadas à criança, e que oferecem extensa possibilidade de uso das ferramentas e materiais como: tintas, goivas, pincéis, espátulas, estecas, argila, gesso, madeiras e outros. O estímulo provocado na criança amplia a percepção, a imaginação, observação, raciocínio, controle gestual, além de trabalhar conceitos ligados a emoção e a sensibilidade. Essa oficina acontece aos sábados, das 9 às 11hs. Para a faixa de 8 a 14 anos tem às oficinas de marcenaria, fotografia, e gravura. Na marcenaria serão construídos objetos tridimensionais como brinquedos, pequenos objetos e quadros em recortes utilizando ferramentas manuais. A oficina de fotografia começará pelo sistema analógico, pelo processo Pinhole, onde o participante constrói sua própria câmara, e revela o negativo em laboratório fotográfico. Esse material será digitalizado e passará por programa de tratamento de imagem.

Na gravura serão trabalhadas diferentes técnicas de reprodução de imagem como a serigrafia, a xilogravura e a gravura em metal. Sempre que possível às antigas técnicas do fazer artístico serão associadas à facilidade dos meios digitais, complementando o trabalho. O lúdico e o imaginário infantil são as ações geradoras desse processo, ampliando o repertório sensitivo e a descoberta de novas formas expressivas. As Oficinas acontecem aos sábados; para crianças de 5 a 7 anos das 9 h as 11 h, para as de 8 a 14 anos, das 16 h às 18 h e para os maiores de 14 anos das 14h às 16 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário