quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Garatuja Apresenta A Viagem de Um Barquinho na Casa de Cultura de Joanópolis

O Ponto de Cultura Instituto de Arte e Cultura Garatuja aprentará dia 6 de setembro, às 17 h, a peça infantil A Viagem de Um Barquinho da dramaturga Silvia Orthof, na Casa de Cultura de Joanópolis. O evento faz parte do intercambio da Rede Estadual de Pontos de Cultura. O enredo conta a história de um menino que esta a procura de seu barquinho de papel. No percurso ele encontra uma lavadeira aventureira e partem em diração ao mar pelo caminho do rio. Vários personagens aparecem, um sapo, um pirilampo, um sol, dois fantásticos cavalos, o sonho, a princesa. A peça fala aos pequenos e aos adultos sobre o desenrolar da vida, o processo de amadurecimento e de conquista de autonomia e também sobre o destino dos homens, que não pode ser outro senão o da luta pela liberdade. É um texto teatral lúdico, bem humorado e inteligente, que premiou e revelou a escritora Sylvia Orthof aos leitores infantis. Sylvia Orthof nasceu em 1932, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. Fez parte da Escola de Arte Dramática do Teatro do Estudante. Começou a atuar no teatro aos quinze anos. Morou dois anos em Paris, onde fez cursos de mímica, desenho, pintura e arte dramática. Escreveu muitas peças teatrais como Eu chovo, tu choves, ele chove, e livros como Quem roubou o meu futuro? Com o qual ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura  em 1983. A peça esta sendo encenada com o grupo Terricolas e Terranteses, formado por adolescentes do Ponto de Cultura. A direção é de Elsie M. da Costa. Trata-se de um projeto de formação artística de dança e artes cenicas e artes visuais, voltado a adolescentes, desenvolvido desde 2008. No projeto o grupo passou por diversas oficinas de formação em dança (da clássica à contemporânea), teatro, música e artes visuais chegando à montagem de um texto. Contribuiram neste processo Rosana Baptistella (teatro e danças tradicionais do Mato Grosso), Isis Gonçalves (voz), Roberta Forte (canto e percussão Corporal).
















Na montagem cênica participaram adolescentes das duas áreas, artes cenicas e visuais, unindo as tecnologias analógicas e digitais. No elenco,  Brenda T.Borges como a lavadeira, Brenda R. Manoel como menino, Suriam E. Elias como Sol, Marina Siqueira como o Cavalo Verde e o Barco, Mariane O. Ferreira como o Cavalo Azul, Flora Palmari como o Sapo,  Ana Beatriz A. Bezerra como o Pirilampo, Patricia Evangelisti como Personagem do Sonho, Alais Mulato como a Princesa. Na peça participam as crianças do Projeto Garatujas e Cambalhotas dos grupos de danças brasileiras e ludodança. A peça A Viagem de Um Barquinho, de Sylvia Orthof  possui um texto aberto a esta concepção pedagogica adotada pelo Ponto de Cultura Garatuja. Durante a peça entra em cena a animação coordenada por Marcio Zago feita em recortes, filmada em super 8 e passada para sistema digital, interagindo nas cenas com equipamentos antigos, projetor, vitrola, mini-cassete, entre outras bugingangas. Na equipe da animação destacaram-se Henrique Ventura, Patrícia Matos, Caíque Ferro, Fabio Proença,  Gustavo Quintanilha, Gabriel F. Abcair. Na linguagem visual, coreografica e musical, valorizou-se a cultura brasileira em especial a cultura infantil. As crianças podem se deliciar com a cultura e a tecnologia perdidas no tempo sem se desconectar da realidade atual. Este projeto só pode ser efetivado com os programas do Ministério da Cultura, Programa Mais Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Prêmio Ponto de Cultura do Estado de São Paulo. O Garatuja é pela segunda vez Ponto de Cultura. Atualmente dedica seus projetos para crianças de escolas publicas de 5 a 14 anos, em artes plásticas e visuais, danças brasileiras, brinquedos cantados e ludodança. A montagem de um texto infantil com a qualidade deste, de Sylvia Orthof, tem tudo a ver com o que o Garatuja se propõe, principalmente quando se trata da formação de jovens atores e a atuação voltada para crianças. A promoção do evento está por conta do Ponto de Cultura ONG Pró-Joá e apoiado pelas Prefeituras de Joanopolis e de Atibaia. A Casa da Cultura de Joanopilis fica à Preça Domingos Segurado, 118 – Centro. Única sessão às 17 horas. Ingressos a venda no local. Mais informaçõe pelo Telefone (11) 4539-8806. Fotos da peça no Flickr : http://www.flickr.com/search/?q=instituto+garatuja

Acima o cartaz feito em xilogravura por Henrique Ventura e Patricia Mattos. Na foto Brenda Borges como Lavadeira e Brenda Romacho como o menino.